Oferta de negócio – M&A

Segmento: Porto de "Tancagem"    (ou outros conforme necessidade)

 

Movimentos estratégicos  definem o futuro das organizações e quando se trata de logística, estes movimentos podem ser ainda mais importantes, especialmente no segmento portuário brasileiro.

 

A empresa desta oferta se destaca pela sua importância estratégica na movimentação de cargas oriundas principalmente da extração de petróleo e pela crescente dependência por infraestrutura para movimentação de grandes volumes de líquidos  a ser gerada inclusive pelo Pré Sal.

 

É pacífica a opinião entre empresas e governo de que ocorrerá uma forte pressão de demanda sobre este segmento nos próximos anos, inclusive com riscos de colapso se não houver novos investimentos.

   Valuation: R$ 120MM

 

    

UMA EMPRESA ESTRATÉGICA, NO MOMENTO CERTO

 

 

Nenhuma nação consegue aumentar a competitividade e a produtividade de forma sustentável sem investimentos em infraestrutura e neste sentido o Brasil está muitos anos atrasado.

 

No segundo semestre de 2013, o governo federal resolveu adotar nova condução das políticas públicas para melhorar e expandir a infraestrutura de transporte e logística buscando atrair R$ 253 bilhões em investimentos privados.

 

Planos de concessões e parcerias público-privadas (PPP) foram lançados, listando projetos e mudanças regulatórias, inclusive para  os portos,  visando aperfeiçoar o modelo regulatório do setor, bem como lançar uma política de subsídios para o desenvolvimento regional..

 

Diante deste cenário favorável, independentemente do tipo de sucessão governamental, está a oportunidade de se investir nesta empresa, que apesar de pré  operacional, está sediada no coração do sudeste, sem empecilhos técnicos ou operacionais para seguir adiante.

 

Esta é uma oportunidade singular de rentabilização diferenciada e ou de garantir o futuro de uma empresa em atividade que dependa deste tipo de porto para continuar viável ou para se diferenciar dos concorrentes.

 

ANÁLISE SWOT

 

Antecipando-se a análise swot do plano estratégico de implantação, lembramos que o fato do porto  ser pré operacional,  traz fortalezas e oportunidades,  visto que o futuro investidor fará a implantação do porto de acordo com suas necessidades e sem nenhum tipo de pendência legal ou técnica.

 

SITUAÇÃO LEGAL

 

- Decreto Estadual de Utilidade e Interesse Público - assinado 

 

- Nada Opor da Marina do Brasil  - emitido

 

- Aprovação Municipal de Urbanização e Meio Ambiente - emitida

 

- Licença Estadual e Federal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - emitida

 

- Licença de Implantação - emitida

 

- Projeto final de implantação - a ser definido conforme necessidades do investidor.

 

 

CARACTERÍSTICAS  TÉCNICAS DO PROJETO

 

- Custo total – R$ 120 MM, com prazo de implantação estimado em 24 meses.

 

- Situado em região metropolitana, no coração do sudeste,  com acessos aprovados e definidos.

 

- área de influência - todo  o Sudeste e Sul da  Bahia

 

- configuração flexível conforme necessidade (tancagem, apoio logístico offshore,   heliporto, centro de comunicações logísticas com plataformas petrolíferas, etc)

 

- próximo aos campos de petróleo mais importantes do país, onde está concentrado 90% da produção

 

- abrigado de ventos e sem ondas.

 

- Calado natural - superior a 10m, excelente área de evolução e canal com largura mínima de superior a 100m

 

- Área total prevista de 150 mil m2 com 60% de área útil, permitindo a atracagem simultânea de até dois navios PANAMAX.

 

 

 

Motivos para Investir:

 

  • Demanda latente por infraestrutura desta natureza no país(atualmente e a longo prazo)

 

  • Implantado na maior região petrolífera do país (90% da produção)

 

  • Flexibilidade do projeto conforme necessidade do cliente

 

  • Localização privilegiada, em região metropolitana com acessos por terra definidos e aprovados.

 

  • O acesso por mar também é diferenciado ficando situado em local abrigado de ventos e ondas, excelente espaço para acesso e manobras.

 

  • Sem pendências técnicas

 

  • Sem pendências legais significativas