Você está preparado para uma crise?
Sua opinião sobre crise pode ser fatal para o seu negócio. Você está preparado para ela?
Se a resposta é sim, significa que você está sempre pronto para nunca sentir-se vítima, que tem pensamento oportunista e estratégias consistentes para poder lucrar mesmo em tempos de recessão.
Crise é um das mais perigosas palavras do nosso vocabulário! Sua mera utilização gera uma forte resposta emocional de consumidores e empresas, que vão do medo e pessimismo até o sentido total de derrota..
Sim, o Brasil está em uma crise econômica, política e principalmente moral que pode piorar rapidamente. No entanto, as crises não são completamente negativas ou ruins.
Crises são períodos "introvertidos" que nos forçam a ficar mais conscientes sobre a governança corporativa, valorizando dinheiro e custos, procurando aplicar cada centavo de forma mais prudente.
Crise é estritamente uma questão de percepção, pode significar risco ou oportunidade e todas elas sempre levaram grandes empresas a prosperidade:
Sua forma de perceber e responder a uma recessão irá determinar se o seu negócio irá perecer ou se crescerá lucrativamente.
Abaixo estão cinco iniciativas para sua empresa prosperar na crise:
1. Tirar proveito da nova dinâmica no mercado, reorganizando ações "negativas" em movimentos positivos
2. Abrir espaço para inovação "substituindo" o que é marginal, ineficaz e que destrói valor.
3. Criar, através da governança corporativa, musculatura e resiliência para prosperar.
4. Posicionar-se de forma agressiva frente a concorrência.
5. Procurar institucionalmente o "aprendizado" e "propósito maior" escondido em cada desafio.
Geraldo Ernesto de Figueiredo