M&A com pagamento integral à vista!

A AIG, líder mundial em seguros gerais, patrimoniais e de responsabilidade civil, traz para o Brasil o primeiro seguro para operações de Fusões & Aquisições. O produto cobre eventuais prejuízos do comprador (passivo oculto) se algo inesperado ocorrer em determinado período após o fechamento da transação. O seguro pode ser contratado por empresas em processo de fusão, aquisição ou reestruturação com transações entre 20 milhões e 1 bilhão de dólares, cobrindo as declarações e garantias que a parte vendedora oferece para a parte compradora.

As operações de Fusões & Aquisições mantiveram-se aquecidas em 2013. De acordo com a PWC, no ano passado, o Brasil assistiu a 811 transações e atingiu crescimento de 5,2%, número bem diferente das previsões de diminuição do mercado elaboradas no inicio de 2013. O seguro já é conhecido em grande escala nos Estados Unidos e na Europa, mas ainda não estava disponível no Brasil. A partir deste cenário, a AIG adaptou a solução ao país, por meio dos produtos de Linhas Financeiras da AIG.

Os seguros de M&A surgem como mais uma opção de mecanismo de garantia e, dependendo da transação, podem ser mais vantajosos para as empresas envolvidas do ponto de vista financeiro. “Haverá custos em qualquer que seja a opção de proteção escolhida para as declarações e garantias do contrato de compra e venda. A contratação do seguro pode resultar em uma engenharia financeira mais favorável a todos os envolvidos, sem necessariamente incluir uma nova saída de caixa,” afirma Mary Duffy, Vice-Presidente Global de Seguros de M&A, que visita o Brasil especialmente para compartilhar seu conhecimento mundial sobre o produto e também para lançar o produto.

Essas declarações e garantias sempre têm algum mecanismo para que a parte compradora se sinta segura. O mais comum é a utilização das Escrow Accounts que, além de fazer com que a parte vendedora deixe parte do capital bloqueado por um longo período, traz ainda a necessidade de concordância das duas partes, compradora e vendedora, para a liberação de valores, caso imprevistos aconteçam depois da transação.

Outra vantagem oferecida pelo seguro M&A é a flexibilidade que o cliente tem em escolher, se assim desejar, as declarações e garantias específicas que integrarão a proteção do seguro. No Brasil, estão entre as mais vulneráveis, as garantias para processos trabalhistas, tributários e ambientais.

“Uma operação de fusão e aquisição é considerada bem sucedida quando resulta em ganhos para as duas partes envolvidas: adquirente e adquirida. Uma das maneiras de garantir esse resultado é por meio do seguro M&A”, explica Lucas Scortecci, Gerente de Produtos Financeiros da AIG no Brasil.

Inovação e a busca por trazer ao Brasil novas soluções que apoiem o alto executivo é uma das premissas da AIG, que trouxe também de forma pioneira, na década de 90, o seguro D&O (do inglês directors and officers), que cobre o patrimônio pessoal dos executivos de uma empresa por seus atos de gestão que, alegadamente, tenham causado prejuízos a terceiro

Quer saber mais.... fale conosco: contato@gparcapital.com.br - 31.2515.7777

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags

GPAR 

CAPITAL

Conexões Empresariais de Valor

 

Existimos  para promover conexões empresariais de valor,

viabilizando projetos de Fusões & Aquisições, Governança Corporativa, sucessão familiar, profissionalização, reestruturação  

e capitalização de empresas.

 

Nosso diferencial é assistir tecnicamente e legalmente

todos os projetos de forma completa.

Rua Milton Campos, 352, 14o andar,

Nova Lima -MG,  

CEP 34.000.000

Fone: 55 (31) 2515.7777

Email: contato@gparcapital.com.br