Desfazer de ativos para a empresa valer mais

As ações de desinvestimentos vêm crescendo em importância como meio de criação de valor para as empresas de ambos os lados das transações de M & A e nos últimos dois anos , mais e mais executivos estão começando a incluir esta potente arma em seus arsenais. Como resultado, esta estratégia também tem aumentado sua importância no mercado global de M & A . Em 2013 as vendas de ativos representaram 48% de todas as transações, em comparação com 45 por cento em 2011 e apenas 40 por cento de 1990 a 1999

A maioria dos executivos não são normalmente inclinados a vender seus ativos; eles preferem crescer e criar valor através da aquisição de bens do que através de desinvestimentos. Mas vivemos em uma época em que a maioria das unidades de negócios podem conseguir ser ativos em jogo. A pergunta verdadeiramente estratégica que qualquer empresa ou CEO precisa fazer é se os seus ativos podem ter um valor mais alto para outra empresa.

Para todos os tipos de empresas, a resposta é sempre sim, cada vez mais. As empresas de energia, industrias de transformação, serviços financeiros e imobiliário, mídia, telecomunicações e varejo têm realizado desinvestimentos de ativos desde 2011, especialmente quando comparado com o segmento de de saúde e de alta tecnologia, onde a dinâmica de negócios de fusões e aquisições dominam a atividade. Dezesseis dos 50 maiores desinvestimentos em 2013 foram feitas por empresas de energia e serviços financeiros.

Os fatores que motivam as alienações variam de acordo com o segmento. As empresas de energia estão desfazendo de ativos para se adaptarem a um mundo pós-Fukushima, reagindo a mudanças regulatórias (especialmente na Europa), e posicionando-se para buscar novas oportunidades em gás de xisto e as energias renováveis. Pressões regulatórias e financeiras têm estimulado as empresas financeiras e imobiliárias para descarregar os ativos e ajustar seu mix de negócios para um mundo menos tolerante ao risco . A imposição da concorrência muitas vezes exige alienações, especialmente em indústrias com foco no cliente, tais como alta tecnologia, mídia, telecomunicações e varejo, como um pré-requisito para aprovação de grandes fusões. fonte BCG

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