GPS - Governança, Profissionalização e Sucessão
Empresas morrem ou ficam estagnadas por falta de Governança Corporativa, especialmente quando tentam se profissionalizar ou realizar sucessão cuidando apenas dos aspectos jurídicos e perdendo o foco no negócio.
Sem uma correta preparação das políticas e demais instrumentos de gestão que contenham o "DNA" da sua empresa; profissionalizar ou suceder pode ser o caminho mais curto para o fracasso e geração de conflitos.
Assessoramos pacificamente a implantação da Governança Corporativa em todos os tipos de sociedades, de LTDA a SA, alcançando ampla profissionalização da gestão; alinhando interesses, gerando valor, garantindo o sucesso, equilíbrio e longevidade das organizações.
Adotamos a linha de trabalho do
IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, organização sem fins lucrativos e principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança.
Metodologia
1 Ajudamos a determinar aonde e como sua empresa está.
Para um retrato exato de aonde o seu negócio está, realizamos auditorias e diagnósticos quantitativos e qualitativos para obter uma compreensão clara da sua inserção no mercado, do seu ambiente competitivo e das competências da sua organização.
2 Juntamente com você identificamos o que é importante
Concentramos nosso foco em aonde você quer levar a sua organização ao longo nos próximos cinco anos. Conjuntamente definimos a direção da empresa no curto, médio e longo prazo, definimos os principais drivers de atuação e as questões prioritárias a serem incluídas na rota a ser seguida (mercados, pessoas e produtos).
3 Separação clara entre propriedade e gestão
Após a conscientização dos sócios, principais executivos / família é promovida a comissão de um comitê gestor ou comitê familiar para debater regras e promover o amparo legal necessário.
4 Preservação do DNA da empresa
Construção conjunta entre o comitê gestor e controladores da empresas das políticas, especialmente: comercial, financeira, RH. Estas políticas deverão replicar o formato das tomadas de decisão futuras garantindo os interesses dos controladores.
5. Manutenção, revisão, aferição, adequação.
Adequação jurídica, divulgação, treinamento, implantação, manutenção de todos os instrumentos jurídicos e de gestão.
Estatuto social, acordo de acionistas, conselho de administração, conselho fiscal, comitês especiais, assembleias, politicas, diretorias, reuniões de gestão e tudo mais que se fizer necessário para o sucesso do processo.
